<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d11538882\x26blogName\x3dLa+force+des+choses\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://scriptoriumciberico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://scriptoriumciberico.blogspot.com/\x26vt\x3d-2350520270513378043', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
La force des choses
22.4.05
 
Educação Nacional 1944


Todos sabem que na família há um chefe que a dirige, orienta e protege.
Do mesmo modo, a Nação organizada, que se chama Estado e que é, afinal, uma grande família, constituída por numerosas famílias pequenas, não pode deixar de ter um chefe que a dirija superiormente e que vele constantemente por ela.

O governo português tem a felicidade invejável de possuir actualmente um chefe eminente, cujo nome é conhecido e festejado até nas mais remotas aldeias do país, como salvador desta Pátria arruinada *, e cujo prestígio é incontestável, mesmo no estrangeiro.

Este nome – Salazar – há-de ficar em letras de ouro nas páginas da nossa história, e não poderá apagá-lo a acção do tempo nem a injustiça dos homens.


(Livro de leituras da 2ª Classe 1944)

*Já nos esquecemos, mas ainda hoje é assim em Portugal, e em especial no partido herdeiro, o PSD; espera-se sempre pelo “Desejado”, aquele que vai salvar a Pátria.

Etiquetas: , , ,


Comments:
O meu caro Jrd vai-me desculpar, mas foi com Salazar - não com o esforço da República - que o analfabetismo se começou a reduzir. Foi no Estado Novo que se tornou obrigatória a quarta classe.

Se me disser que o Ensino Superior era para uma pequena elite, já estou de acordo.
E por isso mesmo, porque o ensino superior se democratizou (massificou), hoje temos um nível de aprendizagem mais baixo.
 
Caro Jrd
Os números do analfabetismo em Portugal variam um pouco com as fontes, mas no essencial:
Final da Monarquia- 90%
Final da I República- 70%
Final do Estado Novo (1974)- 20% segundo o censo de 1970 (não 40%)

Tudo o que tenho lido, se refere à batalha da Educação falhada na I República e ao decréscimo devido foio ensino primário salazarista (ex: História do José Mattoso).

Em relação à massificação do Ensino Superior, após o 25 de Abril (Veiga Simão é o apologista), não a vejo como um mal, mas como uma necessidade.

Necessáriamente o padrão descia. Resta explicar é porque é que quase não sobe, após 31 anos e todo o dinheiro investido.

Mas note-se, neste domínio (educação actual), o meu conhecimento limita-se à experiencia dos meus filhos.
 
Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger