<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d11538882\x26blogName\x3dLa+force+des+choses\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://scriptoriumciberico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://scriptoriumciberico.blogspot.com/\x26vt\x3d-290933400104219020', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
La force des choses
20.6.08
 
1940 A França de joelhos!






Situação militar em completa deterioração em França. Desde a queda de Paris, que a campanha se transformou numa fuga; da costa do canal ao rio Mosa, os exércitos franceses encontram-se em retirada permanente. Nunca se viu nada assim em França…
As triunfantes colunas blindadas alemãs, empurram, por todo o lado, desmoralizadas colunas francesas, que se misturam com refugiados civis. Do ar vêm incessantes ataques da Luftwaffe. Tornou-se impossível formar a nova frente, que o alto comando francês preconizava ao longo do rio Loire.
No Reno, as forças do general Dollman, com cobertura dos Stuka, romperam a linha Maginot, primeiro a sul de Saarbruecken, em seguida na zona de Colmar. Em simultâneo, partindo do Aisne, os panzer de Guderian, depois de tomarem Dijon, inflectiram para sudeste, alcançando Besançon e Pontalier. Em resultado destas acções combinadas, o II exército francês, que guarnecia a linha Maginot, ficou cercado numa enorme bolsa, na Alsácia-Lorena.
No oeste a situação não é melhor. Os alemães ocupam Caen e Chebourg na Mancha ocidental; o mesmo se passa mais a sul com Rennes, Le Mans e Nevers. Na desgraça geral, o primeiro-ministro Reynaud demitiu-se perante a recusa do conselho de ministros (Bordéus) em aceitar uma oferta de Churchill, para selar a união com o Reino Unido.O velho marechal Pétain, novo primeiro ministro, fala em rendição; consta mesmo que já foi pedido à Alemanha um armistício.

Etiquetas: , ,


Comments:
Interessante!!!
Obrigado
 
Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger