1.6.08
1940 Dunquerque: a batalha dura há uma semana
O inimigo atacava por todo o lado, com grande força e violência. O grosso da sua potencia e a mais numerosa das suas forças aéreas foi lançada sobre Dunquerque e as suas praias. Exercendo grande pressão sobre as estreitas saídas, tanto do leste como do oeste, o inimigo começou a bombardear as praias, os únicos lugares por onde os barcos podiam levar a cabo as operações de ida e vinda.
Semearam o canal e os mares de minas magnéticas; lançaram a aviação em ondas repetidas, ás vezes com mais de uma centena de aviões em cada formação, para cobrir de bombas o único cais que restava e as dunas que os soldados tinham escolhido como único lugar de refugio. Submarinos e lanchas rápidas fustigaram o tráfego marítimo aliado.
Durante quatro ou cinco dias a luta foi tremenda e intensa. Todas as divisões blindadas, juntamente com grandes formações de artilharia e infantaria, lançavam-se em vão contra a faixa, cada vez mais estreita, cada vez mais contraída, na qual continuavam a lutar os exércitos inglês e francês.
Winston Churchill Memories, vol II
Etiquetas: guerra, história, ww2
Comments:
<< Home
O meu amigo Jrd, tem muita paciência :)
é que neste momento isto é quase uma maluqueira pessoal. Estou mesmo em 1940...
abraço
Enviar um comentário
é que neste momento isto é quase uma maluqueira pessoal. Estou mesmo em 1940...
abraço
<< Home