4.5.05
A evolução da Fórmula Um ( 2 )
Cooper Climax T51 (1959)
O domínio da engenharia inglesa na fórmula um - que ainda hoje sobrevive - começou com este carro em 1959.
Abandonando a arquitectura tradicional do motor frontal, a Cooper colocou o motor entre o piloto e as rodas traseiras – motor central – introduzindo a primeira revolução tecnológica neste desporto, que permanece válida no século XXI.
Uma melhor distribuição do peso com esta disposição, aproximando as massas do centro de gravidade, faz o carro mais ágil e manobrável, e tornou obsoleto o Ferrari de motor dianteiro campeão em 1958.
Jack Brabham levou os títulos de 1959/60 para a Cooper, e a Ferrari foi forçada a abandonar o motor frontal.
(fonte BBC Motorsport )
Etiquetas: automóveis, corridas, formula um
Comments:
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CBS,
e poder assistir, actualmente, às vitórias de Alonso, para mim também constitui uma larga passada evolutiva para a fórmula1 e para a Renault.
Não esperava encontrar, na minha ronda matinal do costume, dois posts tão diferentes. Sabe... permita-me que lhe diga que me fez recordar as longas conversas com o meu mano acerca destas máquinas fabulosas!
Gosto de fórmula1 e gosto do seu "La Force des Choses".
(e é a primeira vez que aqui deixo uma pegada)
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e poder assistir, actualmente, às vitórias de Alonso, para mim também constitui uma larga passada evolutiva para a fórmula1 e para a Renault.
Não esperava encontrar, na minha ronda matinal do costume, dois posts tão diferentes. Sabe... permita-me que lhe diga que me fez recordar as longas conversas com o meu mano acerca destas máquinas fabulosas!
Gosto de fórmula1 e gosto do seu "La Force des Choses".
(e é a primeira vez que aqui deixo uma pegada)
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