<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d11538882\x26blogName\x3dLa+force+des+choses\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://scriptoriumciberico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://scriptoriumciberico.blogspot.com/\x26vt\x3d-2350520270513378043', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
La force des choses
2.4.05
 
Henri Bergson (Paris 1859 - 1941)

"Il y a des choses que l’intelligence seule est capable de chercher,
mais que par elle-même elle ne trouveras jamais.
Ces choses, l’instinct seul les trouverait, mais il ne les cherchera jamais."


Henri Louis Bergson

O Homem utiliza duas faculdades distintas, mas complementares, diz Bergson, para conhecer a realidade.
Uma de carácter imediato, é a Intuição, privilegiada pela Filosofia, e domínio da Religião e da Arte;

A outra, de carácter mediato, é a Razão, privilegiada pelas Ciências positivas.

Bergson via a Filosofia como Metafísica, retomando a tradição Ocidental anterior ao Criticismo, e distinguia a Metafísica da Ciências positivas em função do objecto (Espírito versus Matéria) e do método (Intuição versus Razão).

Num discurso claro, de frases simples, semeado com imagens poéticas mas rigorosas, Bergson revelou-se um mestre da linguagem (Prémio Nobel da Literatura em 1927).
Crítico do Criticismo Kantiano - que negava à Intuição a possibilidade do conhecimento da realidade última - distanciou-se do racionalismo, das concepções Cartesiana (mecanicista) de Espaço e Newtoniana de Tempo, e sustentou que a Intuição permite atingir a essência da realidade, identificada por ele como Duração (Durée).


Œuvres
- Essai sur les Donnés immédiats de la conscience (1889)
- Matière et Mémoire (1896)
- Le Rire (1899)
- L’ Evolution Créatrice (1907)
- L’ Energie Spirituelle (1919)
- Durée et Simultanéité (1922)
- Les Deux Sources de la Morale et de la Religion (1932)
- La Pensée et le Mouvant (1934)

Merci Henri...
de nous avoir rendu a nouveau notre humanité, en brisant le positivisme.
Merci d'être resté cohérent jusqu'au bout, jusqu'à mourir de froid pour manger.
Et merci d'être resté modeste, laissant sa juste place à notre esprit.


Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger