<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d11538882\x26blogName\x3dLa+force+des+choses\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://scriptoriumciberico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://scriptoriumciberico.blogspot.com/\x26vt\x3d-290933400104219020', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
La force des choses
23.3.05
 
700 cavalos numa gaiola
"Nell’anno della celebrazione dei 75 anni della Pininfarina, Birdcage 75th ritorna dunque alla storica tradizione dei prototipi sportivi estremi che enfatizzavano il rinascimento italiano del car design, iniziato negli anni Cinquanta e protrattosi negli anni Sessanta e primi Settanta."
www.pininfarina.it/ginevra2005/i_sp_maserati.html

De tempos a tempos aparece num Salon (Genéve, de preferência), um automóvel que nos deixa sem fôlego, distinguindo-se dos outros, aliando beleza e avanço tecnológico de uma forma única. Chamamos a esses objectos "Dream Cars".

Foi agora o caso, em Genéve (1 de Março), desta obra de arte, uma escultura dinâmica, que comemora os 75 anos da casa Pininfarina: o Maserati Birdcage 75.
Desenhado pelo japonês Ken Okuyama, sobre a mesma base do Enzo, toda a funcionalidade é original, não existindo portas, a "carrosserie" levanta como uma tampa para dar acesso ao interior.
O motor é um V12 de seis litros, montado longitudinalmente em posição central.
Só neste aspecto desilude, contrastando o avanço das formas com o conservadorismo da motorização a gasolina. Mas não se pode ter tudo, e muito menos 700 Cv com hidrogénio ou electricidade...

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger