La force des choses
8.1.10
Dogmas
Diz-nos hoje no Púbico, o Miguel Esteves Cardoso: A ciência e a religião são diferentes em tudo, excepto na veneração (…) Lemos e vemos cientistas dizer, na voz baixa de quem está na missa, que tudo na natureza é complexo e maravilhoso.Complexo significa aquilo que o cérebro humano, até agora, ainda não conseguiu compreender completamente. Mais valeria dizer inexplicável por nós. Têm também os cientistas a pretensão que algum dia se há-de perceber tudo, e nessa convicção, nota-se o dogma da fé.
Tá bem e tá mal.
Tá bem porque na ciência existe um dogma de fé.
Tá mal porque essa fé não consiste, na pretensão de que “um dia se há-de perceber tudo” (isso era a fé do positivismo, não a da ciência actual), mas sim na crença de que o Universo é prenhe de racionalidade, e por isso, compreensível. É diferente.
Tá mal ainda, porque complexo não significa inexplicável, significa sim que não é simples, mas apesar disso é compreensível.
Bom.
Mas isto suscitou-me a ideia nítida de que a incompreensão, quando humilde – isto é, consciente – provoca a fé. Diria até que a incompreensão última da existência é um dado imediato da transcendência. E assim, uma evidência que pode sustentar o primeiro passo para procurar Deus.
De onde, não é legítimo (intelectualmente, claro) ao ateu negar Deus. A única posição racional (não religiosa) legítima é a agnóstica, dizer: não sei... porque ando distraído, acrescentaria.
Felizmente para além da razão, temos a faculdade de intuir.
Felizmente surgiram profetas.
Felizmente também, Ele revelou-Se.
(posto no Trento)
Etiquetas: fé, religião, trento
3.6.08
O que és tu, meu Deus?
Sei que és a resposta silenciosa à muda pergunta de que fujo mal sou e existo, e que não descansarei enquanto a minha vida inteira não assentar no teu mistério.Há posts que me põem orgulhoso de participar aqui.
Etiquetas: cristãos, religião, trento
5.10.07
God does take and God does give

...and we know that the Lord could have prevented this,
but let's not question God's ways.
Um belo post de beleza e Fé que me tocou fundo.
Etiquetas: cristãos, religião, trento
4.10.07
BAPTIST (coisas do Trento)
B-Biblical authority
A-Autonomy of the local church
P-Priesthood of the believer
T-Two ordinances (Believer's Baptism and Communion)I-Individual soul liberty
S-Separation of Church and StateT-Two offices of the church (Pastor and Deacon)
Uma curiosa síntese doutrinal dos Cristãos Evangélicos Baptistas que o Nuno nos deu (pelo menos a mim) a conhecer.
Imagem: El Greco, Baptismo de Cristo, Galleria Nazionale d'Arte Antica, Roma
Etiquetas: cristãos, religião, trento

