17.6.10
The green hell

O antigo Nurburgring era referido por Jackie Stewart como “the green hell”. Considerado como a mais perigosa e difícil pista de corridas do mundo, onde se corria o Grande Prémio da Alemanha, desde os anos 20; compõe-se do Nordschleife, em torno do castelo de Nurburg nas montanhas alemãs do Eifel com 22,8 km e a Sudschleife com 7,7 km. Entre 1982 e 83 foi construído o actual circuito de fórmula um, na antiga zona das boxes. Contudo ainda hoje, o antigo circuito é utilizado para testes e para uma espécie de turismo do desporto motorizado.
Venham então daí, vamos lá dar uma volta ao inferno verde do Eifel, e passar a acelerar por esses lugares míticos: Hatzenbach, Hocheichen, Flugplatz, Schvedenkreuz, Aremberg, Fuchsrohre, Adenauer Forst, Metzgesfeld, Kallenhard, Wehrseifen, Breidsheid, Ex-Muhle, Bergverk, Karussel, Hohe Acht, Wipperman, Eschbach, Brunnchen, Pflantzgarten…
Venham então daí, vamos lá dar uma volta ao inferno verde do Eifel, e passar a acelerar por esses lugares míticos: Hatzenbach, Hocheichen, Flugplatz, Schvedenkreuz, Aremberg, Fuchsrohre, Adenauer Forst, Metzgesfeld, Kallenhard, Wehrseifen, Breidsheid, Ex-Muhle, Bergverk, Karussel, Hohe Acht, Wipperman, Eschbach, Brunnchen, Pflantzgarten…
E já agora bater o record da pista em 6 minutos e 48 segundos (nos anos cinquenta os melhores rodavam em cerca de 10 minutos), com o Michael Vergers num Radical SR8LM cujo video me saíu ao caminho
Etiquetas: automóveis, nurburgring
Comments:
<< Home
por acaso comete um ou dois erros evidentes na parte final. lendo mais tarde, o próprio diz que esta não foi a volta do record.
Eu tinha uma gravação em VHS de uma volta do Icks (ou seria o Mass?) ao volante do inesquecível Porsche 956 Rothmans.
O carrossel...
O carrossel...
Mais uma vez dei com a testa na quina dura da minha ignorancia. Passando aqui http://en.wikipedia.org/wiki/N%C3%BCrburgring_lap_times reparei que o record absoluto do Nordschleife – 6:11.13 – foi feito pelo saudoso Stefan Bellof em 1983 num Porsche 956, e dificilmente será batido porque a competição (que vinha de 1927) acabou ali. Aquilo que se faz hoje sobre os 20, 832 km é feito quase à medida, por razoes comerciais, por carros desportivos ou protótipos mas fora da competição. Neste momento já temos 6:47.50 feitos em Junho deste ano por Marc Basseng no Pagani Zonda. Mas uma coisa é estar imerso numa cultura de competição, outra diferente é estudar cada curva, analisar cada troço, para quase cientificamente atingir um record. Não é igual… e até agora o verdadeiro racer que foi Bellof, mantém a melhor marca.
Enviar um comentário
<< Home