<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d11538882\x26blogName\x3dLa+force+des+choses\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://scriptoriumciberico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://scriptoriumciberico.blogspot.com/\x26vt\x3d-2350520270513378043', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
La force des choses
22.6.05
 
As ciências das Ideias

Les passages obscures

Por causa de uma pequena troca de ideias com o Quid Iuris, pareceu-me bem precisar conceitos, o que é sempre útil, mesmo em conversas de café (não sendo exactamente o caso).
A objectividade costuma atrair a universalidade o que aliceça a Ciência.

O termo Ideologia, significando literalmente Ciência das ideias, foi criado por Destutt de Tracy, discípulo de Condillac, e insere-se no espírito reformista dos percursores da Revolução Francesa.

Ideologia ou Doutrina Politica: é um conjunto de teses políticas relacionadas entre si por princípios, que adquirem a consistência de um sistema; o conceito pode aplicar-se como:

a) Um Programa operacional: tabela de valoração actuando como um crivo, que aceita certas soluções e rejeita outras, adquirindo um carácter auto-suficiente e uma ortodoxia unilateral.


b) Uma Crença: estado de consciência ligado à acção política, cuja função é atingir e movimentar as massas humanas, com palavras de ordem (slogans) que fazem apelo a sentimentos profundos de triunfalismo ou de culpa.

O termo Política, por seu lado, tem sido entendido em três acepções diferentes:

a) A arte do governo que permite escolher entre dois males o menor e alcançar os melhores resultados com o menor dispêndio de esforço.

b) Aquilo que Aristóteles, designava por Praxis como sendo a participação nas actividades da Polis.
David Easton (1957) coloca a coisa mais ou menos assim, “vida politica é um sistema de actividades relacionadas, que influenciam as decisões de autoridade aplicadas numa sociedade humana”.

c) Dentro das ciências sociais, aquelas cujo objecto consiste nos fenómenos de relação entre grupos humanos (sociológicos), autonomizou-se a Política cujo objecto são as relações de Poder, um caso particular dos fenómenos sociológicos.
Adriano Moreira diz mais ou menos isto, “o poder, objecto central da Ciência Política, deve ser analisado numa tripla perspectiva: a sede (o soberano), a forma (a imagem) e a ideologia (a doutrina)”.

Temos portanto dois significantes (ideologia e política) com vários significados, relacionáveis mas que não confundíveis.
As ideologias são, por assim dizer, filosofias políticas que podem influenciar a Praxis e o Governo, sendo por sua vez objecto de estudo da Ciência Politica.
Parece que a que começou com ambição de ciência (a ideologia) caminhou no sentido do credo, enquanto aquela que começou como filosofia e acção (a Praxis) teve o movimento oposto, e é hoje uma ciência social.


No tempo histórico a que se convencionou chamar Modernidade (apartir da Revolução Francesa) identificam-se três grandes linhas ideológicas, os famosos ismos:
1. A individualista característica do Liberalismo
2. A igualitária cara ao Comunismo
3. A autoritária marca do Fascismo

Alguém já disse uma vez, que a Ideologia é um sistema de ideias que já não são pensadas por ninguém.

Etiquetas: ,


Comments:
Com essa idade sabes coisas que nós ainda não sabemos, apesar dos nossos cabelos brancos e das nossas rugas...
Parabéns! Muita imaginação por aqui...
 
Hum...

=|

;)
 
Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger