12.5.05
A evolução da Fórmula Um ( 7 )
Williams Renault FW14B (1992)
O FW14B e o seu sucessor FW15 foram provavelmente os carros tecnológicamente mais avançados que alguma vez correram na fórmula um, verdadeiros representantes da era da electrónica digital.
Representam o limite das ajudas electrónicas à condução, como a suspensão activa e o controle de tracção para prevenir a patinagem das rodas motrizes (Wheel spin).
A chave da superioridade dos Williams esteve no aperfeiçoamento da suspensão activa, que tinha já sido introduzida e abandonada pela Lotus em meados da década de 80.
Com as suspensões convencionais, as diferentes exigências nas travagens, nas acelerações e em curva, requeriam compromissos constantes na afinação dos carros.
A suspensão activa permitiu o ajuste permanente e combinado, da distancia ao solo e da rigidez, de modo a tirar sempre o melhor partido da aerodinâmica dos carros.
Mas também a assistência electrónica foi proibida em nome da segurança, no final de 1993, pois os carros estavam novamente a tornar-se perigosamente rápidos.
(fonte BBC Motorsport )
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