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La force des choses
12.5.05
 
A evolução da Fórmula Um ( 7 )

Williams Renault FW14B (1992)

O FW14B e o seu sucessor FW15 foram provavelmente os carros tecnológicamente mais avançados que alguma vez correram na fórmula um, verdadeiros representantes da era da electrónica digital.

Representam o limite das ajudas electrónicas à condução, como a suspensão activa e o controle de tracção para prevenir a patinagem das rodas motrizes (Wheel spin).


A chave da superioridade dos Williams esteve no aperfeiçoamento da suspensão activa, que tinha já sido introduzida e abandonada pela Lotus em meados da década de 80.

Com as suspensões convencionais, as diferentes exigências nas travagens, nas acelerações e em curva, requeriam compromissos constantes na afinação dos carros.

A suspensão activa permitiu o ajuste permanente e combinado, da distancia ao solo e da rigidez, de modo a tirar sempre o melhor partido da aerodinâmica dos carros.

Mas também a assistência electrónica foi proibida em nome da segurança, no final de 1993, pois os carros estavam novamente a tornar-se perigosamente rápidos.


(fonte BBC Motorsport )

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