<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d11538882\x26blogName\x3dLa+force+des+choses\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://scriptoriumciberico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://scriptoriumciberico.blogspot.com/\x26vt\x3d-2350520270513378043', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
La force des choses
12.5.05
 
A evolução da Fórmula Um ( 7 )

Williams Renault FW14B (1992)

O FW14B e o seu sucessor FW15 foram provavelmente os carros tecnológicamente mais avançados que alguma vez correram na fórmula um, verdadeiros representantes da era da electrónica digital.

Representam o limite das ajudas electrónicas à condução, como a suspensão activa e o controle de tracção para prevenir a patinagem das rodas motrizes (Wheel spin).


A chave da superioridade dos Williams esteve no aperfeiçoamento da suspensão activa, que tinha já sido introduzida e abandonada pela Lotus em meados da década de 80.

Com as suspensões convencionais, as diferentes exigências nas travagens, nas acelerações e em curva, requeriam compromissos constantes na afinação dos carros.

A suspensão activa permitiu o ajuste permanente e combinado, da distancia ao solo e da rigidez, de modo a tirar sempre o melhor partido da aerodinâmica dos carros.

Mas também a assistência electrónica foi proibida em nome da segurança, no final de 1993, pois os carros estavam novamente a tornar-se perigosamente rápidos.


(fonte BBC Motorsport )

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger