<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d11538882\x26blogName\x3dLa+force+des+choses\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://scriptoriumciberico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://scriptoriumciberico.blogspot.com/\x26vt\x3d-290933400104219020', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
La force des choses
7.5.05
 
A evolução da Fórmula Um ( 5 )

Lotus Ford 79 (1978)

Proibidos os grandes “ailerons”, por razões de segurança, o génio de Chapman não se conformou;
Se o carro não pode levar asas, então transforma-se ele próprio numa asa; com o “carro-asa” Colin Chapman levou a aerodinâmica para um patamar inteiramente novo na competição automóvel.
O Lotus 79, integrava um fenómeno conhecido como “efeito de solo", em que o ar canalizado flui sob o carro criando uma depressão aerodinâmica (downforce) num nível nunca visto no desporto automóvel.




O desenho inferior acelerava o fluxo de ar (como num tubo "venturi") para criar uma depressão que sugava o carro para a pista.
O desenho implicava umas “saias laterais” deslizantes que impediam o ar de escapar para o lado de fora.


O resultado foi um carro tão superior aos rivais, que o campeão do mundo em 1978, Mario Andretti afirmava: “curvo como se o carro estivesse colado à pista”.

(fonte BBC Motorsport )

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger