7.5.05
A evolução da Fórmula Um ( 5 )
Lotus Ford 79 (1978)
Proibidos os grandes “ailerons”, por razões de segurança, o génio de Chapman não se conformou;
Se o carro não pode levar asas, então transforma-se ele próprio numa asa; com o “carro-asa” Colin Chapman levou a aerodinâmica para um patamar inteiramente novo na competição automóvel.
O Lotus 79, integrava um fenómeno conhecido como “efeito de solo", em que o ar canalizado flui sob o carro criando uma depressão aerodinâmica (downforce) num nível nunca visto no desporto automóvel.
O desenho inferior acelerava o fluxo de ar (como num tubo "venturi") para criar uma depressão que sugava o carro para a pista.
O desenho implicava umas “saias laterais” deslizantes que impediam o ar de escapar para o lado de fora.
O resultado foi um carro tão superior aos rivais, que o campeão do mundo em 1978, Mario Andretti afirmava: “curvo como se o carro estivesse colado à pista”.
(fonte BBC Motorsport )
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