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La force des choses
5.5.05
 
A evolução da Fórmula Um ( 3 )

Lotus Climax 25 (1963)

A F1 iniciou-se em 1950 limitada a motores de 4,5 litros (1,5 com compressor) e sem limite de peso;
Entre 1952 e 53 correu-se o Campeonato do Mundo em carros de F2 (2 litros), enquanto se preparava a nova F1;
Esta foi introduzida em 1954 com cilindradas limitadas a 2,5 litros aspirados (750 cc comprimidos);
Com a revolução do motor central, os regulamentos mudam pela terceira vez;
Em 1961, os motores foram limitados a 1,5 litros aspirados (compressores proíbidos) e o peso dos carros não inferior a 450 Kg.

O carro que levou o grande Jim Clark ao seu primeiro título mundial incorporava a primeira das inovações pioneiras concebidas pelo fundador da Lotus, Colin Chapman.
Partindo da arquitectura de motor central do Cooper, Chapman dá o salto tecnológico seguinte, com um "chassis" numa só peça, ou monocoque.
Uma mono-estrutura em folha de duralumínio substitui as estruturas multitubulares então usadas, fornecendo uma rigidez maior para menor peso e menor área frontal (redução do arrasto aerodinâmico).




A rigidez extra dos chassis permitiu também, que Chapman usasse uma suspensão mais leve, melhorando o desempenho nas curvas lentas.

(fonte BBC Motorsport )

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