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La force des choses
13.3.07
 
Teoria dos Jogos III
Os modelos da Teoria dos Jogos definem-se pela prioridade dos interesses de cada jogador, ou seja a Estratégia.
No caso dos jogos simétricos as estratégias de ambos são iguais (por isso simétricas), e os interesses correspondem aos quatro resultados possíveis:
CC - ambos cedem e resulta cooperação
DD - ambos estão determinados resultando guerra
DC e CD - o que um ganha (o que se mantém determinado) o outro perde (o que cede) por persuasão.

Entre os cinco arquétipos da simetria, há dois modelos (Herói e Líder) de maior consenso (o que não significa apaziguamento) pois vão colaborando num caminho comum (DC-CD) que desemboca no choque para o Herói (DD) e no entendimento para o Líder (CC).


No modelo Herói a estratégia de ambos é: DC> CD> DD> CC
Se não conseguir dominar aceita a submissão; a probabilidade é pois o domínio do mais forte, mas... não se impondo ninguém acabam na guerra pois a cooperação é afastada.

No modelo do Líder ambos definem a estratégia por: DC> CD> CC> DD
Como no Herói, se ninguém conseguir dominar - a maior probabilidade é também, o domínio do mais forte - é muito provável que acabem na cooperação, pois ambos os jogadores aceitam o mal menor (contrariamente ao Herói) com uma estratégia de cedência (CC) porque receiam a guerra (DD).

A diferença essencial nestes dois modelos estratégicos está nas ultima prioridade (portanto a hipótese que se recusa); enquanto o Herói afasta totalmente a hipótese de entendimento (CC) o Líder faz o mesmo com a guerra (DD), daí os nomes das estratégias.


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