29.11.06
Manuel Gião
Na Tertúlia de 25 de Novembro, dedicada à história do Campeonato Nacional de Ralis, fomos dar com alguns carros dos anos 60, entre os quais o Austin Cooper S de Manuel Gião. E não só, junto estiveram o "Manelito" filho (actual vice-campeão espanhol de GT) e o netinho de três anos.
Foi uma emoção pôr a mão sobre aquele capot, que já não via há quarenta anos. Estando a aparecer livros sobre os pilotos antigos - Nicha Cabral, Américo Nunes - que alguém se lembre do Manel, que com o Américo (Porsche 911) é um dos raros pilotos, ligados a um único carro, o Mini Cooper S.
O primeiro campeão nacional de Rally (absoluto e do grupo de Turismo) foi um mestre ao volante do pequeno (grande) carro, fazendo autenticos milagres em quase todos os tipos de piso e provas.
Alguém perguntou como foi que ele venceu quase todos os ralis de 1966; não seria o carro dele melhor?
Giovanni Salvi respondeu: não, ele é que era melhor que os outros.
1º Campeonato Nacional de Ralis (1966)
1. Rali das Camélias - Manuel Lopes Gião/ António Mendonça (Austin Cooper S)
2. Volta a Portugal - Basílio dos Santos/ Jocames (Porsche 356)
3. Rali do Académico - Manuel Lopes Gião/ F. Jorge (Austin Cooper S)
4. 1000 Km do Benfica - Manuel Lopes Gião/ F. Jorge (Austin Cooper S)
5. Rali da Montanha - Manuel Lopes Gião/ F. Jorge (Austin Cooper S)
6. Volta ao Minho - Manuel Lopes Gião/ F. Jorge (Austin Cooper S)
7. Rali Nocturno do SCP - Manuel Lopes Gião/ F. Jorge (Austin Cooper S)
8. Rali de Inverno - Manuel Lopes Gião/ F. Jorge (Austin Cooper S)
Com 7 vitórias, só Américo Nunes ganhou mais ralis (16) entre 1966 e 1973