28.11.06
Do pó e da lama…
Entre 1955 e 1965 disputou-se em Portugal um Campeonato Nacional de Condutores que englobava provas de estrada e de velocidade.
A partir de 1966 esta competição foi dividida em dois campeonatos nacionais distintos: o de ralis e o de velocidade.
Um dos períodos mais interessantes do Campeonato Nacional de Ralis foi precisamente o dos anos pioneiros entre 1966 e 1973, quando se passou de um espírito amador à semi-profissionalização que caracterizou as épocas de 1972 e 1973, onde as equipas oficiais dos importadores das marcas começaram a impor a sua força.
De facto, estas passaram a dominar uma grande parte das provas disputadas, malgrado a forte oposição de alguns pilotos privados, muitas vezes integrados em equipas bem estruturadas como o Team Vip.
Este movimento crescente foi suspenso no final de 1973, com a crise do petróleo consequente da guerra israelo-árabe do Yon Kippur e da revolução de Abril. Em 1974 apenas se disputaram o TAP, a Volta a Portugal e a Volta à Madeira com combustível oferecido pela Venezuela.
Quando o CNR foi retomado em 1975, já nada era como até então, pois as equipas dos importadores tinham desaparecido e alguns dos pilotos desta geração, optaram pura e simplesmente pelo afastamento da vida desportiva.
(Ricardo Grilo)
Campeões Nacionais de Rali
1966
Turismo: Manuel Gião (Austin Cooper S)
Grande Turismo: Américo Nunes (Porsche 356)
1967
Turismo: César Torres (Austin Cooper S)
Grande Turismo: Américo Nunes (Porsche 911 S)
1968
Turismo: Heitor Morais (Morris Cooper S)
Grande Turismo: Américo Nunes (Porsche 911 S)
1969
Turismo Série: António Sarmento Rebelo
Turismo Especial: Luis Netto (Austin Cooper S)
Grande Turismo: Américo Nunes (Porsche 911 S)
1970
Turismo Série: Jorge Nascimento (BMW 2002)
Turismo Especial: José Carpinteiro Albino (Saab 96 V4)
Grande Turismo: Américo Nunes (Porsche 911 S)
1971
Turismo Série: António Carlos Oliveira (Datsun 1600 SSS)
Turismo Especial: Jorge Nascimento (BMW 2002 TI)
Grande Turismo: Giovanni Salvi (Porsche 911 T)
1972
Turismo Série: Luis Netto (Fiat 125)
Turismo Especial: António Raposo Magalhães (BMW 2002 TI)
Grande Turismo: António Borges (Porsche 911 S)
1973
Turismo Série: "Mêquêpê" (Opel Kadett GTE)
Turismo Especial: Rui Gonçalves (Austin 1275 GT)
Grande Turismo: Luis Netto (Fiat 124 Spider)