<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d11538882\x26blogName\x3dLa+force+des+choses\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://scriptoriumciberico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://scriptoriumciberico.blogspot.com/\x26vt\x3d-2350520270513378043', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
La force des choses
15.6.06
 
Inveja do Mundial

CorrieredellaSera

O Campeonato do Mundo é um evento em que efectivamente se obtêm resultados. Não me refiro apenas aos golos que um país marca; refiro-me também ao resultado mais importante de todos - estar lá, fazer parte da família das nações e dos povos, celebrar a nossa humanidade comum.


Mas a verdade é que o Campeonato do Mundo nos enche de inveja na ONU. Sendo o momento mais alto do único jogo verdadeiramente mundial, que é praticado em todos os países por todas as raças e religiões, o Campeonato é um dos poucos fenómenos tão universais como as Nações Unidas.

Mas há outras razões mais importantes para sentirmos inveja.
Era bom que na familia das nações houvesse mais competições deste género. países a competir pela melhor posição na tabela do respeito pelos direitos humanos e a tentarem superar-se uns aos outros ao nível das taxas de sobrevivência infantil ou de matrícula no ensino secundário.
Cidadãos totalmente entregues à questão de saber o que o seu país poderá ainda fazer para obter melhores resultados ao nível do índice de Desenvolvimento Humano ou para reduzir as suas emissões de carbono ou novas infecções pelo HIV.

O Campeonato do Mundo é (...) um evento que ilustra bem os benefícios da polinização cruzada entre povos e países.
Era bom que todos compreendessem que a migração humana em geral pode dar origem a uma tripla vitória - para os migrantes, para os seus países de origem e para as sociedades que os acolhem.
Que os migrantes não só constroem uma vida melhor para si e para as suas famílias, mas que são também agentes de desenvolvimento nos países para onde vão trabalhar, e que, nos seus países de origem, ao regressarem, são um motivo de inspiração, graças às ideias e conecimentos que entretanto adquiriram.

Kofi Annan in Visão 8/06/06
Comments: Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger