12.4.06
Marão, 6 de Julho de 1969
Partida para as 6 horas de Vila Real sob um calor abrasador.
Na primeira fila, da esquerda para a direita, o Lola T70 de Michael de Udy/ Frank Gardner, o Porsche 908 de David Piper/ Chris Craft (que vencerá) e o Ford GT40 do Luís Fernandes/ Carlos Santos.
Atrás deles estavam, entre outros, Teddy Pillete num Alfa 33, Filipe Nogueira, Nogueira Pinto, e Araujo Cabral nos Porsche Carrera 6.
Desde o acidente de Montes Claros, no verão anterior, que não sentia um carro de competição, e agora sentava-me no Costin-Nathan, aquele que sempre sonhara experimentar.
O barulho era ensurdecedor (parecia que o carro se estava a partir) e o calor torrava, mas todo o mal estar desapareceu na descida da Timpeira (de perder o fôlego!).
Com a concentração, os tempos foram caindo a cada passagem, renovando a confiança às mãos suadas no volante.
No fim, um bom crono, colocou o pequeno protótipo à frente dos potentes Porsche 911 de Grande Turismo.
No jantar de sábado o John abusou do excelente vinho (uma paixão, dizia ele), e na manhã da prova a dor de cabeça não ajudava nada.
O transtorno era tal, que engoliu primeiro o alka seltzer antes de beder a àgua.
Foi no entanto ele quem partiu, para largar o volante na volta seguinte;
Depois, cerca de meia hora de voo no levíssimo carrito de madeira (só 300 kg) empurrado pelo motor 1000 do IMP.
Em seguida, sem travões (vinham-se degradando), imobilizámo-nos para o resto da prova, tentando recuperar a frágil mecânica.
Já para o final, o John ainda voltou à pista só para cruzar a meta sobre rodas.
Mas todos os minutos e segundos ao volante daquela maravilha azul - a forma afilada lembrava-me uma miniatura do Bluebird de Sir Campbell - ficaram gravados no espírito em fogo, tão ardente como foi essa tarde entre as montanhas do Marão.
(imagens do Carlos Gilbert, encontradas aqui, para minha surpresa)