<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d11538882\x26blogName\x3dLa+force+des+choses\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://scriptoriumciberico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://scriptoriumciberico.blogspot.com/\x26vt\x3d-2350520270513378043', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
La force des choses
27.2.06
 
Antes do tempo
Teemu.net
Button, a semana passada no circuito da Catalunha (Barcelona) colocando o V8 Honda ao nível dos V10 de 2005

Melhores tempos na semana passada em Barcelona (notem-se as diferenças)
J. Button (Honda RA106) - 1' 13,935
G. Fisichella (Renault R26) - 1' 13,971
J.P. Montoya (McLaren-Mercedes MP4/21) - 1' 14,588
C. Klien (Red Bull-Ferrari RB2) - 1' 14,613
N. Rosberg (Williams-Cosworth FW28) - 1' 15,774
R. Schumacher (Toyota TF106) - 1' 15,973
C. Albers (Midland-Toyota M16) - 1' 17,142*
T. Sato (Aguri-Honda SA05) - 1' 19,787

* os M16 a mais de 3 segundos, tão fraquinhos!

Como sempre tem acontecido, a FIA corta num parâmetro (motores, desta vez) e logo os outros melhoram, resultando no final pior a emenda que o soneto.
Mr Mosley tirou cerca de 200 cv aos motores, com a redução de cilindrada, para 2,4 litros, e as equipas melhoraram chassis, aerodinâmica e pneus (já anteriormente limitados).
Assim reduz-se a velocidade em recta, mas esta sobe em curva, estando os tempos já ao nível de 2005.

"A grande diferença está na aerodinâmica. Claro que em linha recta perdemos tempo, porque a aceleração não é tão forte como com os V10, mas a carga aerodinâmica é muito maior e como os pneus estão mais macios, a saída de potencia é mais suave permitindo curvar mais depressa. Este ano fazemos a fundo, curvas em que tinhamos que tirar o pé no ano passado, mesmo se chegamos lá mais devagar, e os pilotos estão a sentir a diferença no pescoço, as forças G são mais fortes do que nunca" (Kimi Raikkonen in Autosport)

E agora Max? embora fazer mais rasgos nos pneus? e se lhes proibisses as asas?

Tiago Monteiro (Midland M16) há duas semanas em Valencia/ UkSports.yahoo.com


Comments:
UGA :)
 
Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger