25.8.05
Monza 13 Setembro 1953 (Round 9/9)
Ascari vê à sua frente Farina (6), Marimon (54) e Fangio (50)/ Michael Turner Artwork
O Grande Premio de Italia de 1953, em Monza (la pista magica), foi a última corrida do Campeonato do Mundo sob as regras da Formula 2.
Alinharam 30 carros frente à multidão dos “tifosi” italianos.
Na maior parte da corrida, Fangio e Marimon nos Maserati, Ascari e Farina nos Ferrari rodaram juntos; 26 vezes a corrida mudou de comandante.
Na última volta, quando os comentadores se preparavam para dar a ordem de chegada – 1º Ascari, 2º Fangio, 3º Farina – o destino mudou de ideias…
Ao sair da Parabólica Ascari apanha pela frente o atrasado Connaught de Fairman.
Tenta passar por dentro mas perde aderência e parte num longo “tete-a-queu”.
Marimon toca-o e acabam ambos na paisagem.
Fangio consegue evitá-los milimétricamente e corta em primeiro; a sua primeira vitória desde que fora campeão em 1951; a primeira da Maserati em Campeonatos do Mundo.
Muitos dizem que foi a melhor corrida da época da Formula 2 (1952/53).
Apesar de não ter terminado, Alberto Ascari era já campeão (segunda vez consecutiva); os “tifosi” começaram a chamar-lhe “Campionissimo”, o igual de Fangio.
Nunca mais, um campeão do Mundo, nasceu italiano.
1º Juan Manuel Fangio (Maserati A6GCM) 501 km (80 voltas) 2H 49m à média de 178 Km/h
2º Giuseppe Farina (Ferrari 500)
3º Luigi Villoresi (Ferrari 500) a 1 volta
4º Mike Hawthorn (Ferrari 500)
5º Maurice Trintignant (Gordini T16)
6º Roberto Mieres (Gordini T16) a 3 voltas
7º Sérgio Mantovani/ Luigi Musso (Maserati A6GCM) a 4 voltas
8º Umberto maglioli (Ferrari 553) a 5 voltas
9º Harry Schell (Gordini T16)
10º Louis Chiron (Osca 20) a 6 voltas
11º Principe Bira (Maserati A6GCM)
12º Alan Brown (Cooper Bristol T23) a 10 voltas
13º Stirling Moss (Cooper Alta T23)
14º Hans Stuck (AFM Bristol) a 13 voltas
15º Yves Giraud Cabantous (HWM Alta)
16º Louis Rosier (Ferrari 500) a 15 voltas