<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d11538882\x26blogName\x3dLa+force+des+choses\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://scriptoriumciberico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://scriptoriumciberico.blogspot.com/\x26vt\x3d-290933400104219020', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
La force des choses
31.3.05
 
La Force
Celebra-se este ano o centenário do nascimento de Sartre.Quem esteve presente no Instituto Franco-Português e também, na Gulbenkian, pode comprovar que Sartre não está esquecido.No filme projectado, vimos um homem despojado, envolvido por um âmbiente austero e misterioso.
Não era bonito nem sedutor, todavia era um homem rodeado de mulheres, a começar por Simone de Beauvouir, uma das maiores escritoras de todos os tempos (na minha opinião) e uma defensora da causa feminina.
Ela e Sartre constituiram um dos casais miticos do século XX. Esta relação era fundada numa transparência absoluta, caracterizada pela sintonia intelectual e pela partilha do espirìto.
No mesmo filme, tivemos o privilégio de ouvir e ver O Castor (Simone B.) e não podemos deixar de ficar espantados, com a clareza das ideias e a força animica que a movia.
Tratam-se de dois intelectuais de esquerda que viveram num tempo de mudança, e que continuam muito actuais, face a um tempo também ele de mudança……..
“…A nossa responsabilidade é muito maior do que poderíamos supor, porque é um compromisso com a humanidade inteira…” (Sartre)

Etiquetas:


Comments:
Peut la Force être avec vous.
Soyez bienvenue :)

CA
 
Gostei imenso de ler este 'post' _ uma 'miúda' que eles, sem saberem, ajudaram a formar e a começar a escrever! Abraço para ti, IO (chuinga.blogs.sapo.pt)
 
Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger